segunda-feira, 30 de julho de 2012

Precocidade do lutador Jones.


Jon Jones já tem status de estrela do UFC. Dono do cinturão meio-pesado desde março do ano passado, ele já bateu quatro ex-campeões da categoria. E pode não parecer, mas nesta quinta-feira o menino prodígio do Ultimate completa apenas 25 anos. Os números mostram que Jones pode estar escrevendo uma história sem precendentes dentro do esporte.
A começar por um recorde que ele já tem: o lutador mais jovem a conquistar um cinturão do UFC. Aos 23 anos e oito meses, derrotou o então campeão Maurício Shogun por nocaute técnico no terceiro round. De lá para cá, bateu Rampage JacksonLyoto Machida e Rashad Evans, craques que já foram donos do título.
UFC 145 jon jones (Foto: Agência Getty Images)
Ao olharmos para o histórico de outros grandes estrelas do MMA, muito deles não tinham conquistado um título importante nem aos 25. Foi com essa idade que Rodrigo Minotauro e Wanderlei Silva ganharam o cinturão do Pride, hoje extinto. Fedor Emelianenko foi campeão do evento japonês somente aos 26.
Quando a comparação é com os campeões do UFC, o panorama não muda muito. Junior Cigano, Anderson Silva, Georges S-Pierre, Ben Henderson e Dominick Cruz conquistaram seus primeiros títulos relevantes aos 25 ou 26 anos. O curioso é que o Spider com 25 tinha apenas duas lutas como profissional de MMA. O primeiro título veio apenas aos 26 - Shooto, no Japão.

josé aldo ufc 147 mma (Foto: Adriano Albuquerque/Globoesporte.com) 
José Aldo, o "principal rival"
Mas há um outro campeão do UFC que tem números parecidos com o de Jon Jones. José Aldo tem os mesmos 25 anos do americano e também um cartel de respeito. Enquanto o americano tem 16 vitórias e uma derrota, o brasileiro ostenta 21-1. Com 25 anos cravados, Aldo tinha 19-1 e, assim como Jones tem hoje, tinha feito três defesas de cinturão do UFC com êxito.
José Aldo também conquistou um cinturão de relevância (o do WEC) mais cedo do que Jones, aos 23 anos e dois meses de vida. A diferença entre ambos talvez fique por conta do início de carreira e também pelo nível dos adversários. O manauara fez oito combates no Brasil antes de se fixar no WEC, enquanto Jones desde cedo figura em eventos americanos, mercado mais forte do que no Brasil.
Outro brasileiro precoce foi Vitor Belfort. O carioca venceu um Grand Prix de pesos pesados aos 19 anos. Aos 25 anos, tinha um cartel de dez vitórias e duas derrotas, mas o primeiro cinturão (do peso-meio-pesado do UFC) só veio aos 26.
Os campeões do UFC aos 25 anos:
Jon Jones: 16V-1D (campeão do UFC com 23 e oito meses)
Junior Cigano: 8V-1D (primeiro título relevante, o do UFC, foi aos 26 anos)
Anderson Silva: 2V (primeiro título relevante, o do Shooto, foi aos 26 anos)
Georges St-Pierre: 12V-1D (primeiro título relevante, o do UFC, foi aos 25 anos)
Ben Henderson: 7V-1D (primeiro título relevante, o do WEC, foi aos 25 anos)
José Aldo: 19V-1D (primeiro título relevante, o do WEC, foi aos 23 anos e dois meses)
Dominick Cruz: 15V-1D (primeiro título relevante, o do WEC, foi aos 25 anos)
Os principais campeões do Pride aos 25 anos:
Fedor Emelianenko: 7V-1D (primeiro título relevante, o do Pride, foi aos 26 anos)
Rodrigo Minotauro: 11V-1D-1E (primeiro título relevante, o do Pride, foi aos 25 anos)
Wanderlei Silva: 16V-3D-0E-1NC (primeiro título relevante, o do Pride, foi aos 25 anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário