domingo, 29 de julho de 2012

Evento gringo de MMA feminino tem sua 2ª edição; até presidente é mulher (Brasil tem 50% de aproveitamento: Amanda Nunes finaliza, e Vanessa Porto é finalizada. Fundadora e chefe, Shannon Knapp diz pensar a longo prazo)

Esporte que mais cresce no mundo atualmente, o MMA vem quebrando várias barreiras de preconceito para poder se transformar em fenômeno de popularidade. Plena demonstração disso ocorreu na noite desse sábado, quando foi realizada a segunda edição de um evento 100% feminino, o Invicta Fighting Championship, que promoveu 14 lutas entre mulheres em Kansas City, nos Estados Unidos. A primeira edição, com 11 combates, ocorreu em 28 de abril.
Presidente do Invicta FC, Shannon Knapp, durante encarada de Marloes Coenen e Romy Ruyssen (Foto: Divulgação / Revista Invicta FC)
O card contou com a presença de duas brasileiras: Amanda Nunes venceu Raquel Pa’aluhi por finalização aos 2m24s do primeiro round, e Vanessa Porto caiu diante de Sarah D'Alelio, também por finalização, aos 3m16s de combate. No total, foram cinco nocautes, cinco finalizações e quatro lutas que terminaram na decisão dos jurados.
Fundado em 2012 pela executiva Shannon Knapp, presidente da organização, e por Janet Martin, o Invicta FC é um dos pioneiros no MMA feminino. No Brasil, por exemplo, já houve duas edições do Pink Fight, evento só com mulheres e presidido pelo ex-lutador Wallid Ismail, que também comanda o Jungle Fight. Nos EUA, quem costuma promover o MMA feminino é o Strikeforce, que encaixa combates envolvendo Ronda Rousey, Cris Cyborg, Gina Carano, Miesha Tate, entre outras, em seus principais eventos. A presidente Shannon Knapp, que pretende realizar o próximo Invicta em outubro, esclareceu o objetivo da organização.
Presidente do Invicta FC, Shannon Knapp, durante a pesagem de Marloes Coenen e Romy Ruyssen (Foto: Divulgação / Revista Invicta FC)
 Nosso compromisso é promover as melhores lutas do mundo. Para nós, não é o caso de ultrapassar ou tentar pisar em alguém para se chegar a algum lugar. Queremos trabalhar junto das pessoas. Estamos fazendo isso a longo prazo - disse à rádio "MMAjunkie.com".
Categorias de peso do Invicta
Peso átomo - até 47,2kg
Peso palha - até 52,2kg
Peso mosca - até 56,7kg
Peso galo - até 61,2kg
Peso pena - até 65,8kg
Uma curiosidade do Invicta FC se dá por conta das categorias de peso. A mais leve é a divisão do peso átomo, em que o limite é de apenas 47,2kg, seguida do peso palha (até 52,2kg). A mais pesada é a dos penas (até 65,8kg), uma vez que há escassez de mulheres para as categorias mais de cima, como meio-pesado (até 93kg) e peso pesado (até 120,2kg). Outro fato inusitado é a cortina utilizada, em vez da toalha, no caso de uma atleta precisar tirar a roupa para bater o peso.
Na onda das mídias sociais, o Invicta faz forte promoção pelo Facebook e por seu site oficial, onde os fãs podem conferir fotos e perfis das lutadoras. No Youtube, disponibiliza todos os combates, além de transmitir os eventos ao vivo e de graça.
Confira os resultados do Invicta FC 2:
CARD PRINCIPAL
Sara McMann venceu Shayna Baszler por decisão unânime dos jurados
Alexis Davis venceu Hitomi Akano por finalização aos 3m41s do segundo round
Liz Carmouche venceu Kaitlin Young por finalização aos 3m34s do primeiro round
Ayaka Hamasaki venceu Lacey Schuckman por finalização aos 4m45s do terceiro round
Amanda Nunes venceu Raquel Pa’aluhi por finalização aos 2m24s do primeiro round
Sarah D'Alelio venceu Vanessa Porto por finalização aos 3m16s do primeiro round
Barb Honchak venceu Bethany Marshall por nocaute aos 3m49s do primeiro round
Julia Budd venceu Elina Nilsson por nocaute técnico aos 4m28s do segundo round
Carla Esparza venceu Sarah Schneider por nocaute técnico aos 4m28s do segundo round
Nicdali Rivera-Calanoc venceu Angelica Chavez por decisão unânime dos jurados
CARD PRELIMINAR
Raquel Pennington venceu Sarah Moras por decisão unânime dos jurados
Jessamyn Duke venceu Suzie Montero por nocaute técnico aos 2m32s do terceiro round
Jocelyn Lybarger venceu Cheryl Chan por decisão unânime dos jurados
Liz McCarthy venceu Jessica Philippus por nocaute técnico ao fim do primeiro round


Nenhum comentário:

Postar um comentário