sexta-feira, 31 de agosto de 2012

José Aldo aprova luta com Frankie Edgar no Rio: 'Todo mundo queria ver'


O brasileiro José Aldo foi surpreendido nesta sexta-feira com a notícia de que seu oponente Erik Koch se lesionou e foi substituído pelo ex-campeão dos pesos-leves Frankie Edgar na luta principal do UFC Rio III, dia 13 de outubro. Já trabalhando de olho no novo rival, o detentor do cinturão dos penas aprovou a mudança, afirmando que a defesa de cinturão diante de Edgar era muito esperada pelos fãs de MMA.
- Estou muito animado, é um combate que todo mundo queria ver, a gente também. Lutar em casa é sempre uma motivação a mais - disse Aldo, em entrevista ao SPORTV.COM.
José Aldo com Felipe Olivieri e Pimpolho (Foto: Ana Hissa / SporTV)José Aldo treinou nesta sexta-feira com os amigos Felipe Olivieri e Pimpolho (Foto: Ana Hissa / SporTV)
Sobre as mudanças que terá de fazer em seu jogo, José Aldo se mostrou tranquilo mesmo diante das diferenças de estilo entre Koch e Edgar. O primeiro é mais alto e tem um chão melhor, enquanto o segundo tem um bom boxe e wrestling (luta olímpica) apurado. O campeão também valorizou a ajuda que vai receber do amigo americano Gray Maynard, que já lutou com Frankie Edgar três vezes (com uma vitória para cada lado e um empate). Especialista em wrestling, Maynard também ajudou o brasileiro na preparação para sua luta diante de Chad Mendes, em janeiro.
- Não vejo muita diferença, o importante é a gente treinar forte. Faço o que o Ultimate mandou. Se trocaram, vamos lá para lutar de qualquer manera. Mudam alguns sparrings, o Edgar tem um estilo totalmente diferente. O Gray (Maynard) certamente será um grande reforço. Vamos ver como ele se comporta na categoria de baixo, vai perder muito pouco peso para lutar de leve e não acho que vai ser a mesma coisa - completou.
cinturão José Aldo Frankie Edgar UFC (Foto: Getty Images)José Aldo e Frankie Edgar se enfrentam pelo cinturão dos pesos-pena do UFC (Foto: Getty Images)
O UFC Rio III  será no dia 13 de outubro, na Arena da Barra. Aos 30 anos, Frankie Edgar tem 14 vitórias, três derrotas e um empate na carreira. Ele perdeu o cinturão peso-leve para Ben Henderson no início deste ano e não conseguiu recuperá-lo na revanche, no último dia 11.
José Aldo, por sua vez, é cinco anos mais novo, tem 21 triunfos e apenas um revés no cartel. Ele já defendeu o cinturão dos penas do UFC contra Mark Hominick, Kenny Florian e Chad Mendes.
CARD PRINCIPAL
José Aldo x Frankie Edgar
Quinton "Rampage" Jackson x Glover Teixeira
Jon Fitch x Erick Silva
Wagner Caldeirão x Phil Davis
Demian Maia x Rick Story

CARD PRELIMINAR
Rony Jason x Sam Sicilia
Gabriel Napão x Gerônimo Mondragon
Gleison Tibau x Francisco Massaranduba
Diego Brandão x Joey Gambino
Serginho Moraes x Renée Forte
Luiz "Banha" Cané x Chris Camozzi

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

3 ETAPA - COPA BLACK BULL

Pessoal está confirmado a terceira Etapa da Copa Black Bull Norte/Nordeste de Jiu-Jitsu para os dias 23, 24 e 25 de Novembro local estamos preparando uma grande surpresa. Aguardem mais informações!!!  

Lyoto Machida inaugura CT tamanho família em Belém do Pará

29/08/2012
Texto - Junior Samurai
Twitter - @jrsamurai1
Fonte - GRACIEMAG.com
Nesta quarta-feira, o ex-campeão do UFC Lyoto Machida inaugura seu novo centro de treinamento, em Belém do Pará. Projeto ambicioso, a academia do astro meio-pesado promete ser a maior do Norte e Nordeste do Brasil.
Com mais de 1.500 m² distribuídos em três andares, octógono exclusivo, espaço de treinamento completo e sala de musculação climatizada, o CT terá aulas de Jiu-Jitsu, karatê, MMA e diversas disciplinas, além de yoga, spinning, jump, step, ginástica localizada e condicionamento físico geral, incluindo o kangoo jump.
“Nossa intenção é manter nossos alunos sempre satisfeitos, oferecendo mais modalidades em esportes e fitness, conservando a filosofia adotada por décadas na Academia Machida: proporcionar o equilíbrio e condicionamento físico com foco na tradição em artes marciais para saúde, bem estar e formação de caráter”, enfatizou o administrador da nova unidade da Academia Machida, Ricardo Reis.
A família Machida vai celebrar a abertura da nova academia com um coquetel para convidados, personalidades nacionais e lutadores de MMA, como  Júnior Cigano.
Serviço:
Inauguração
Dia 29 de agosto, às 20h.
Av. Pedro Miranda, 956, entre Vileta e Timbó, Pedreira, Belém
Horário de funcionamento da academia
Segunda a sexta: 5h30 às 23h
Sábado: 9h às 19h


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Belfort classifica Jon Jones como o 'maior lutador de todos os tempos'


Vitor Belfort na coletiva do UFC (Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)
Dez anos mais velho que Jon Jones, seu próximo rival, Vitor Belfort mostrou maturidade e respeito ao falar sobre seu oponente no duelo do UFC 152, dia 22 de setembro, em Toronto. Em entrevista ao canal americano ''Fuel'', o brasileiro enalteceu o campeão dos meio-pesados, a quem classificou como o maior de todos os tempos, mas garantiu que estar pronto para fazer um combate equilibrado dentro do octógono.
- Estou com 35 anos de idade, 17 anos de carreira, lutando com o melhor lutador de todos os tempos na história do UFC, um cara que está sendo considerado o melhor atleta do MMA. Ele é a nova geração, tenho muito respeito pelo cara, mas estou pronto para levar um duelo de alto nível - disse Vitor.
O brasileiro topou subir de categoria para substituir Dan Henderson, lesionado, diante de Jones após as recusas de Lyoto Machida e Maurício Shogun. Satisfeito com a chance de lutar por mais um cinturão, ele voltou a agradecer.
- Sou muito grato ao Lorenzo (Fertitta) e ao Dana White por acreditarem em mim e me darem esta oportunidade. Estou indo para uma divisão onde tenho uma história. Acho que tenho o direito de ser o substituto - disse.
Vitor também falou sobre sua preparação para o combate, que está sendo feito com a equipe Blackzilians, na Flórida. Ele ressaltou a ajuda que tem recebido do americano Rashad Evans, que enfrentou Jon Jones em abril desse ano.
- Tem sido ótimo. Tenho treiando com Rashad Evans e Alistair Overeem. Tenho treinadores diferentes e trabalho com times diferentes. Rashad lutou com Jon Jones e também ja treinou com ele, por isso, estou aprendendo muito - completou.
Vitor Belfort já disputou lutas no peso-pesado, no meio-pesado e no médio. No UFC, o brasileiro conquistou o título do meio-pesado em 2004, ao derrotar Randy Couture. Já Jon Jones, de 25 anos, detém o título de campeão desde março do ano passado, quando derrotou Maurício Shogun. Desde então, ele já defendeu o cinturão três vezes contra Rampage Jackson, Lyoto Machida e Rashad Evans.
UFC 152
22 de setembro de 2012, em Toronto, Canadá
CARD PRINCIPAL
Jon Jones x Vitor Belfort
Joseph Benavidez x Demetrious Johnson
Brian Stann x Michael Bisping
Matt Hamill x Vladimir Matyushenko
Cub Swanson x Charles do Bronx
CARD PRELIMINAR
Igor Pokrajac x Vinny Magalhães
T.J. Grant x Evan Dunham
Sean Pierson x Lance Benoist
Jimy Hettes x Marcus Brimage
Simeon Thoresen x Seth Baczynski
Walel Watson x Mitch Gagnon
Charlie Brenneman x Kyle Noke

Substituído por Jones em disputa de título, Evans critica 'não' do campeão


Rashad Evans venceu Quinton Jackson no dia 29 de maio de 2010 e assim ganhou a chance de recuperar o cinturão dos meio-pesados, que ele perdera para Lyoto Machida um ano antes. Naquele momento, o cinturão já tinha mudado de mãos. Evans enfrentaria Mauricio Shogun, mas uma lesão o impediu de lutar. Sem muitas opções, o Ultimate viu em Jon Jones um potencial candidato. Para isso, ele precisaria vencer Ryan Bader no UFC 126, no dia 5 de fevereiro de 2011. E assim o fez. Jones passou de promessa a desafiante em um mês. O substituto de Rashad arrasou Shogun em três rounds e se tornou o novo campeão no dia 19 de março daquele ano.
Jon Jones e Rashad Evans, UFC (Foto: Getty Images)Jon Jones e Rashad Evans na pesagem do UFC 145
Praticamente um ano e meio depois, Jon Jones viveu situação oposta. Como campeão, viu o seu adversário ser mudado oito dias antes da luta. Dan Henderson se machucou, e o UFC ofereceu Chael Sonnen para enfrentá-lo. Jones aceitou. Mas uma hora antes do anúncio oficial em uma coletiva de imprensa, houve uma reviravolta, influenciada pelo técnico Greg Jackson, e o campeão negou enfrentar Sonnen alegando pouco tempo de preparação para um novo adversário. Rashad Evans, que também já foi treinado por Jackson e é ex-colega de Jones na equipe, considerou a atitude uma ingratidão.
- Para mim, há duas partes na questão. Por um lado, você quer sempre fazer o certo para os lutadores. Para eles, é ótimo ter o direito de escolher uma luta. Essa é uma das liberdades que temos, a opção de dizer sim ou não. Mas por outro lado, tem uma responsabilidade enorme. Você é o campeão do UFC. Não só isso, você se tornou campeão do UFC em uma circunstância como esta. Você teve a oportunidade de lutar no lugar de alguém que se machucou. Ele foi escolhido para lutar depois que eu me machuquei, só assim que ele enfrentou Shogun. Então, se foi recompensado por essa circunstância, devia isso para o UFC - disse Rashad ao Pro MMA Radio.

Hendo diz que se recupera em quatro meses e cava uma vaga no UFC 155


Dan Henderson é um atleta conhecido por não desistir nunca e por isso acreditou até o último momento que poderia se recuperar da lesão no joelho direito, que depois veio a tirá-lo do confronto com Jon Jones, que valeria o cinturão dos meio-pesados do UFC.
lutador Dan Henderson (Foto: Getty Images)Dan Henderson pretende voltar aos treinamentos dentro de quatro meses (Foto: Getty Images)
Sobre o tratamento, Henderson voltou a afirmar que não precisará operar o joelho, e deu um prazo para sua volta aos treinamentos.
- Eu tive um pequeno rasgo no meu MCL (ligamento medial colateral), e era realmente instável. Nenhuma cirurgia é necessária, por sorte, mas eu terei que imobiliza-lo e colocar gelo por três ou quatro semanas, então eu vou começar a minha recuperação lentamente. Eles disseram que esperam que eu esteja 100% em três a quatro meses – explicou Hendo.
Um assunto que vinha incomodando extremamente Dan Henderson foi o cancelamento do UFC 151, após Jones ter recusado lutar com seu substituto e companheiro de treinamentos na equipe Team Quest, Chael Sonnen. Segundo Henderson, foi feito tudo que era necessário para sua recuperação, mas não foi suficiente.
- Eles encontraram um adversário, mas eu acho que foi um que ele (Jones) não queria lutar. É uma vergonha o card inteiro ter que ser cancelado por causa disso. É uma lesão que eu sinceramente pensei que eu seria capaz de me recuperar e lutar um pouco machucado. Eu poderia não estar 100%, mas eu pensei que eu estaria perto disso. Depois de algumas semanas tentando levar da melhor maneira, ficou claro que eu não iria mesmo estar perto de estar 100% para o combate – esclareceu Hendo.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Fim da espera: Georges St-Pierre afirma estar liberado para voltar a lutar


A longa espera de Georges St-Pierre parece ter acabado. Depois de 16 meses afastado dos octógonos por conta de uma cirurgia delicada no joelho direito, o campeão dos meio-médios do UFC anunciou neste terça-feira que está clinicamente liberado para retomar suas atividades normais como lutador.
- Estou clinicamente liberado para poder competir profissionalmente no MMA. Encontro marcado no dia 17 de novembro - postou o canadense, misturando inglês e francês em seu Twitter pessoal.
Georges St-Pierre ufc (Foto: agência Getty Images)


St-Pierre deve mesmo retornar ao octógono no dia 17 de novembro, data do UFC 154, em Montreal. O rival será o americano Carlos Condit, que se tornou campeão interino de sua categoria ao vencer o compatriota Nick Diaz, em fevereiro.
Depois de enfrentar Condit, Georges St-Pierre ainda pode fazer uma superluta com o brasileiro Anderson Silva, campeão dos pesos-médios. Nesta segunda-feira, o Spider mostrou interesse no duelo.
A última luta do canadense foi em abril do ano passado, quando defendeu seu cinturão derrotando Jake Shields por decisão unânime dos jurados.  Ele está invicto desde dezembro de 2007.
UFC 154
17 de novembro de 2012, em Montreal (CAN)
CARD PRINCIPAL*
Georges St-Pierre x Carlos Condit**
Martin Kampmann x Johny Hendricks
Mark Hominick x Pablo Garza
Francis Carmont x Tom Lawlor
Rodrigo Damm x Antonio Carvalho
Rafael dos Anjos x Mark Bocek
* A ordem dos combates ainda não está definida oficialmente
** Os combates ainda não foram anunciados oficialmente

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Rampage quer luta franca com Glover: 'Espero que não seja covarde'

Uma das atrações do UFC Rio III, Quinton "Rampage" Jackson não deixa de dizer, em suas entrevistas mais recentes, que o MMA ficou chato e muito amarrado. Ele reclamou repetidas vezes que o Ultimate casou lutas para ele com lutadores do wrestling, que tentam derrubar e não trocam golpes. Seu adversário no Brasil, Glover Teixeira, é conhecido pela qualidade no jogo em pé, e o americano espera que o mineiro cumpra a promessa de muita trocação.
Quinton "Rampage" Jackson encara Glover Teixeira nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro (Foto: Felipe Varanda / UFC)Rampage Jackson encara Glover Teixeira nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro (Foto: Felipe Varanda / UFC)
- Glover disse na mídia americana que vai me nocautear. Muita gente disse o mesmo, Rashad (Evans) e (Ryan) Bader disseram o mesmo, e, na hora, tentaram me levar para baixo. Esses caras são covardes, e espero que o Glover não seja um covarde. Espero que seja homem de palavra. Se eu disser que vou nocautear alguém, vou tentar nocautear - afirmou Jackson.
Apesar de também ser oriundo do wrestling, Rampage reclama que, atualmente, os lutadores da modalidade que chegam ao UFC estão apenas amarrando os combates, sem trabalhar para nocautear ou finalizar.

- Não me importo se usarem o wrestling. É MMA. Mas se me jogar para baixo, me bata por cima. Não apenas tente me segurar para eu não me levantar. Tente me bater, tente me finalizar. Vou te respeitar. Se eu perder a luta, OK, perdi, é parte do meu trabalho. Mas, se eu perder uma luta só porque você me segurou por baixo, é difícil. Não é luta! É segurar, abraçar. Por que você quer ficar agarrado por cima de um homem? - ironizou.
Em relação ao combate com Glover Teixeira, Rampage espantou qualquer favoritismo por sua experiência - lutou no Pride e já foi campeão da categoria meio-pesado do UFC - e se mostrou pronto para uma grande luta.
- Acho que toda a pressão está sobre ele, porque ele está dizendo que vai me nocautear e está lutando em casa. Não tem pressão sobre mim. Venho lutar, estou pronto com meu wrestling, meu jogo em pé e meu jiu-jítsu - garantiu.
Confira o card completo do UFC Rio III:
UFC 153
13 de outubro de 2012, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL*
José Aldo x Erik Koch
Quinton "Rampage" Jackson x Glover Teixeira
Wagner Caldeirão x Phil Davis
Jon Fitch x Erick Silva
Demian Maia x Rick Story
CARD PRELIMINAR*
Rony Jason x Sam Sicilia
Gabriel Napão x Gerônimo Mondragon
Diego Brandão x Joey Gambino
Gleison Tibau x Francisco Massaranduba
Luiz "Banha" Cane x Chris Camozzi
Serginho Moraes x Renée Forte
Reza Madadi x Cristiano Marcello
*A ordem dos combates ainda não foi oficializada.

Para Anderson Silva, Jon Jones poderia ter enfrentado Chael Sonnen

O campeão dos pesos-médios do Ultimate, Anderson Silva, participou do programa "Domingão do Faustão", da TV Globo, neste domingo. Ao responder as perguntas da plateia, o Spider comentou o cancelamento do UFC 151 e a recusa de Jon Jones em enfrentar Chael Sonnen no lugar do lesionado Dan Henderson. Sem condenar o amigo campeão dos pesos-meio-pesados, o atleta do Corinthians reconheceu que "Bones" poderia aceitar o desafio, apesar de dizer que mudar de oponente com pouco tempo de sobreaviso não é simples.
- Você tem toda uma preparação para lutar com determinado atleta. Quando muda, muda um pouco. Achei que ele poderia ter lutado com o Chael, mas é uma opção que ele tem também. Ele se preparou para lutar com o Dan Henderson. A equipe toda dele achou que era melhor ele não lutar - explicou.
Spider ainda confirmou que se ofereceu para fazer uma luta na categoria de Jones, desde que tivesse um adversário que também não estivesse treinado, para tentar salvar o UFC 151, que acabou cancelado, sem um evento principal capaz de vender pacotes de pay per view.
- Quando eu soube da notícia, liguei para o Dana (White, presidente do UFC) e disse que lutaria na categoria de cima contra alguém que também não estivesse treinado. Além da grande luta, tem muitos outros lutadores que dependem disso. Eu me preocupei com isso, porque já vivi essa situação em eventos menores - contou.

Anderson ainda foi perguntado se as declarações de Sonnen sobre as mulheres brasileiras o motivaram para a luta do UFC 148, em julho, quando o nocauteou no segundo round. Ele aproveitou para dar uma cutucada no desafeto.
Anderson Silva no Domingão do Faustão (Foto: Reprodução) - Ele foi infeliz e desrespeitoso, tinha que respeitar o esporte. Mas fizemos o que tinha de fazer, né. Ele não recebeu educação dos pais dele, então os brasileiros foram lá educá-lo! - disse Spider.
O campeão dos pesos-médios recebeu homenagem em vídeo de celebridades brasileiras como Ivete Sangallo, Tony Ramos e Pelé. No depoimento deste último, se emocionou e não conseguiu segurar as lágrimas. Mais tarde, no quadro "Arquivo Confidencial", voltou a chorar ao ouvir a entrevista de sua mãe, Vera Lúcia, sobre as dificuldades para criá-lo.

Thiago Silva deve enfrentar Stanislav Nedkov no UFC China, em novembro

Depois de Paulo Thiago, mais um brasileiro deve marcar presença no UFC China, dia 10 de novembro, em Macau. Segundo o site americano ''Sherdog'', o empresário Glenn Robinson, da equipe Blackzilians, revelou que o meio-pesado Thiago Silva enfrentará o búlgaro Stanislav Nedkov no evento chinês. O Ultimate ainda não confirmou oficialmente o duelo.
Thiago Silva lutou em abril, quando foi derrotado por decisão unânime dos jurados para o sueco Alexander Gustaffso,  no UFC de Estocolmo. O brasileiro voltaria ao octógono em julho para enfrentar seu compatriota Maurício Shogun, mas uma lesão o retirou do combate.
Aos 30 anos, Stanislav Nedkov está invicto, com 12 vitórias em seu cartel. Por conta de lesões, ele não luta desde agosto do ano passado, quando nocauteou o brasileiro Luiz Cane na primeira edição do UFC Rio.

UFC China
10 de novembro de 2012, em Macau (CHN)
CARD PRINCIPAL*
Cung Le x Rich Franklin
Paulo Thiago x Dong Hyun Kim**
Tom DeBlass x Riki Fukuda**
Kyung Ho Kang x adversário a ser divulgado**
John Lineker x Yasuhiro Urushitani
Jeff Hougland x Takeya Mizugaki
Thiago Silva x Stanislav Nedkov **
* A ordem dos combates ainda não está definida oficialmente
** Os combates ainda não foram anunciados oficialmente

domingo, 26 de agosto de 2012

Chad Mendes pode ser preso após ter se envolvido em briga de bar


Após ter sido acusado de se envolver em uma briga de bar, no início do mês, o ex-desafiante ao título dos pesos-penas do UFC, Chad Mendes, estava sendo procurado pela polícia. As autoridades locais estavam em busca do lutador americano, nativo de Hanford, na Califórnia, porque ele havia fugido do local da briga, depois de supostamente ter atacado o dono do “Lacey Inn Bar”.

Apesar de Mendes ter estado fora do estado no momento em que os relatórios foram liberados, o wrestler americano declarou a sua inocência alguns dias depois.
Em matéria veiculada no jornal “Hanford Sentinel”, Chad Mendes está sendo acusado pelo incidente. Segundo a matéria, as autoridades dizem que lutador de MMA foi acusado de agressão por seu suposto envolvimento na briga de bar. O gabinete do advogado do distrito de Kings County anunciou que irá fazer uma série de acusações contra Mendes, que pode receber uma possível multa de US$ 2.000 e pegar até seis meses de detenção na penitenciária do condado. O lutador terá responder pelas acusações no dia 19 de setembro.

De garçom a lutador do UFC, Formiga vive expectativa da estreia no Ultimate

A contagem regressiva começou para a estreia do quarto representante do Rio Grande do Norte no UFC. Jussier Formiga enfrentará na primeira batalha, no próximo dia 5 de outubro, John Dodson, campeão da 14ª edição do reality americano The Ultimate Fighter (TUF). O confronto será na cidade de Minneapolis, em Minnesota.


O potiguar viajou no início do mês para a cidade do Rio de Janeiro onde fará a parte final da preparação para a luta. Com pouco mais de um mês para entrar no octógono mais famoso do MMA mundial, o ainda morador do humilde conjunto KM6, na zona oeste de Natal, afirma que enfrentará um "internato" até a semana do combate.
- Vou para me preparar especificamente para essa luta. Dois meses de treinamento, num sistema que é praticamente internato. Vou para o treino e volto para casa só para comer. Quero chegar lá na ponta dos cascos -, afirma o lutador que treinará entre quatro e seis horas por dia até pelo uma semana antes da estreia.
Mas a ida aos Estados Unidos não será sua primeira viagem internacional. A carreira de Formiga nos tatames e octógonos da vida já o levaram até o outro lado do mundo, quando em 2009, debutou em uma competição no Japão.
- Quando fui ao japão, eu tive que decidir. Não foi tão fácil como parece, já que era um desconhecido e agora aparece no UFC. É um esforço que, felizmente, foi premiado pelo trabalho ralado de alguns anos, no Sol, na chuva -, relembra.
Curioso é que antes de passar a integrar o time do UFC, o lutador precisava se desdobrar em outros empregos para assegurar o dinheiro para ajudar em casa. Ao lado da mãe, fez bicos como garçom e motoboy pelo fato da luta até então, não serem suficientes para garantir o sustento.
Para quem sonha em um dia entrar no octógono com um contrato com o UFC, Jussier Formiga garante que a fórmula não traz mistério algum para trilhar o caminho que ele percorreu.
- O caminho é só um: acreditar no seu sonho, ralar bastante. Se entregar de verdade, fazer boas lutas e acreditar em Deus - ensina o lutador.
Lutador superou a desconfiança
Com as dificuldades financeiras e o fato de a carreira demorar a decolar, Jussier chegou a questionar se o sonho de ser um lutador teria espaço na dura realidade do dia a dia e do preconceito que enfrentava na época.
Lutador Jussier Formiga faz treinamentos para estreia no UFC (Foto: Artur Dantas/Divulgação)
O lutador afirma que com a profissionalização, a criação de regras mais rígidas, aquilo que poderia parecer uma briga, se mostrou uma união de artes marciais graças a criação do Ultimate Fighting Championship.
- Não imaginava que fosse acontecer tanto para mim pelo preconceito que havia pela luta. As pessoas viam como um esporte marginalizado. Quando o Ultimate foi criado com regras, não é uma briga, passou a ser como judô e taekwondo - explica Formiga.
Os treinos começaram aos 12 anos, quando passou a frequentar uma academia próxima de casa para praticar Jiu-jitsu. O gosto pela luta não tardou a chegar e Jussier incrementou seu estilo com a prática de outras modalidades como Judô, Boxe, Muai Thai e Luta Livre.
A falta de patrocínio era outro problema que preocupou o lutador antes de ele conseguir superar o início difícil no esporte e chegar a posição de destaque ganha com a assinatura do contrato inicial para cinco lutas no UFC. Formiga garante que o sangue potiguar fez a diferença.
- A gente, potiguar, tem muita garra, tem um ímpeto a mais. A cidade não ajuda muito o esporte, não existe apoio, patrocínio. O estado é forte nesse esporte. Se os Governos se envolverem mais, posso garantir que a coisa vai crescer - observa.

sábado, 25 de agosto de 2012

Com nome UFI, interior maranhense realiza evento de MMA em estádio


No embalo do Ultimate Fight Combat (UFC), Imperatriz promove seu próprio evento de MMA (Artes Marciais Mistas). A marca é parecida, o interesse público também é semelhante, mas as semelhanças com o evento mais popular do mundo nesta modalidae param quando o assunto é o local onde o octógono fica.
O UFI (Ultimate Fight Imperatriz) é realizado no Estádio Frei Epifânio d’Abadia. O octógono dos lutadores fica no gramado e o show reúne homens e mulheres. Como de costume, o evento sempre traz uma referência do MMA. Nesta edição o convidado foi Rogério Minotouro.
O lutador participou do UFI não apenas como expectador, mas também como olheiro.
- O cara que se desenvolver bem aqui, que sabe um dia eu possa levar para fazer lutas lá fora – disse o lutador.
O estádio tem espaço suficiente para montar um verdadeiro espetáculo. Além de várias possibilidades de ângulos para os expectadores, um palco foi montado e uma banda ajudou a ambientar todos no clima dos combates.
Em uma das lutas da noite esteve em jogo o título, pela categoria leve, do cinturão do UFI. O duelo foi entre maranhenses. Fernando Rantaro, de Imperatriz, lutou contra Paulo Irmão, de Açailândia.
O confronto foi encerrado em menos de dois minutos. Paulo Irmão surpreendeu Fernando Rantaro e ficou com a vitória. Na comemoração, ficou até difícil de achar as palavras.
- A luta pode ter dois rounds, três rounds, ou como agora ‘acabou e terminou’ – tentou explicar o vencedor.
Teve também combate feminino. No octógono, Raquel Pitbull, de Belém-PA, contra Luciana Pereira, do Rio de Janeiro. Depois de muitos socos e tentativas de imobilização, Luciana Pereira garantiu a vitória, no terceiro round.
- Estou muito feliz. Tenho muito a agradecer a Deus e a minha equipe. É só felicidade – comemorou a carioca.
A sétima luta teve a vitória de um interessado em chegar ao UFC dentro de pouco tempo. Sombra venceu Tiago Veredão e garantiu a vitória para o Pará.
- Essa foi uma vitória de várias que eu tenho na costa. Tenho um currículo invejável. Meu sonho é chegar ao UFC. Tenho 66 lutas e apenas oito derrotas – disse o vencedor da noite.

Jon Jones pede desculpas a colegas e fãs por cancelamento do UFC 151


Após ser bombardeado com críticas de todos os lados, o atual campeão peso-meio-pesado do UFC, Jon Jones, enfim foi a público neste sábado, no Twitter. O lutador americano assumiu a responsabilidade pelo cancelamento do UFC 151, evento que aconteceria no próximo sábado, em Las Vegas, e pediu desculpas aos colegas de trabalho e fãs afetados pela decisão do Ultimate, causada em grande parte pela recusa de Jones em aceitar um duelo contra Chael Sonnen com oito dias de sobreaviso.
- Carregando a cruz pela decisão da minha companhia. Se alguém tem de levar a culpa, aceito responsabilidade total pela forma como o UFC 151 foi cancelado. Quero sinceramente pedir desculpas a todos os outros atletas/fãs cujo tempo e dinheiro foi desperdiçado. Eu me sinto péssimo pela forma como isso foi resolvido - escreveu Jones, numa série de posts.
Jon jones Twitter UFC (Foto: Reprodução / Twitter)As mensagens de Jon Jones em seu Twitter, pedindo desculpas pela polêmica (Foto: Reprodução / Twitter)
O campeão estava escalado originalmente para defender seu cinturão contra Dan Henderson, que sofreu um rompimento parcial no ligamento colateral medial do joelho direito e foi forçado a desistir do combate, com uma semana e meia de antecedência. A primeira opção do Ultimate para substituí-lo foi Sonnen, que acabou de subir para a divisão dos pesos-meio-pesados após ser derrotado pelo campeão dos pesos-médios, Anderson Silva, e vinha trocando farpas com Jones através do Twitter e da mídia. Sonnen aceitou o convite, mas "Bones" recusou. Sem tempo hábil para buscar outro substituto e sem grandes nomes capazes de carregar as vendas de pay per view do evento, a organização decidiu cancelar o UFC 151, causando transtorno aos 20 lutadores que estavam escalados no card e aos fãs que compraram ingressos e reservaram viagens e hotéis em Las Vegas.
As lutas do evento estão sendo transferidas para outros cards da companhia, e Jones vai defender seu cinturão em 22 de setembro, no UFC 152, contra o brasileiro Vitor Belfort - que, como Sonnen, vinha lutando na categoria médio, mas retorna aos pesos-meio-pesados, onde já foi campeão do Ultimate.

Vitor Belfort terá Rashad Evans como treinador em luta contra Jon Jones


Pouco após anunciar que havia entrado oficialmente para a equipe Blackzilians, que fica em Boca Raton, nos Estados Unidos, Vitor Belfort recebeu a proposta para enfrentar Jon Jones pelo título dos meio-pesados do UFC, dia 22 de setembro, em Toronto, no Canadá.

Considerada uma das equipes mais fortes do MMA atual, a Blackzilians conta com lutadores do calibre de Rashad Evans, Alistair Overeem, Thiago Silva, Anthony Johnson, Gesias Cavalcante, Guto Inocente, Tyron Spong, Cosmo Alexandre, dentre outros. Mostrando-se feliz com a escolha que fez, Vitor Belfort diz que o momento não poderia ter sido mais adequado.
- Esta é a luta mais importante da minha vida, por isso o momento é perfeito para se juntar a Glenn Robinson (empresário) e os Blackzilians, em seu campo de treinamento de nível mundial, o “JACO Hybrid Training Center”, em Delray Beach. Vou ter os melhores treinadores e os melhores lutadores do esporte, incluindo Alistair Overeem e Rashad Evans para ajudar a me preparar para esta luta pelo título. Vou executar todo o meu treinamento no JACO e vou ganhar o cinturão para os meus fãs, família e os Blackzilians, do sul da Flórida – afirmou Belfort em um comunicado à imprensa.

Argentino do Shooto 33 diz que luta contra Spider seria rivalidade pura


À primeira vista, o argentino Emiliano Sordi, de 21 anos, poderia ser confundido com um ator, ou mesmo tentar a sorte como sósia do astro americano Ashton Kutcher. Pouca gente diria que ele é um dos principais lutadores de MMA da Argentina, país que ainda tem pouca tradição no esporte dominado por brasileiros e americanos. Nascido na pequena cidade de Rio Quarto, com apenas 2.500 habitantes e distante cerca de 600km de Buenos Aires, Sordi decidiu tentar a vida nos ringues, e garante que em pouco tempo o mundo ouvirá falar de mais lutadores portenhos. Neste sábado, ele representa os compatriotas no Shooto 33, no Rio de Janeiro, contra Danilo Motosserra - o canal Combate transmite ao vivo a partir de 20h (horário de Brasília).
- O MMA na Argentina está crescendo demais. Hoje há pelo menos quatro ou cinco canais esportivos que cobrem MMA. Ainda não são exclusivos sobre o esporte, mas se fala muito, seja bem ou mal. O argentino gosta muito de lutas, temos uma boa tradição de boxe, mas ainda estamos começando no MMA. Acredito que tenhamos mais força em quatro ou cinco anos. Os praticantes de boxe têm migrado para o MMA, e os fãs tambem. Hoje o boxe argentino, que já teve tantos campeões, está morrendo. Muito parecido com o Brasil, que hoje tem muito mais olhos para o MMA que para o boxe. Nesse ponto, os dois países são iguais.
Se a comparação com o boxe do Brasil é próxima, com o MMA ainda não existe. Sordi garante que há alguns bons lutadores surgindo em seu país, mas reclama que muitos deles ainda temem vir ao Brasil para lutar.
- A verdade é que os lutadores argentinos ainda sentem um pouco de medo de lutar no Brasil, que é um país muito mais desenvolvido no MMA. Mas, aos poucos, estamos começando a crescer. Ainda não chegamos ao ponto de poder almejar ter um UFC acontecendo lá, porque os preços são altos, e não são todos que podem pagar cerca de US$ 500 (aproximadamente R$ 1.000) por um ingresso. Mas, com a popularização do esporte, acho que será possível lotar um ginásio, ou mesmo um grande estádio, com ingressos a US$ 300 (cerca de R$ 600) em algum tempo. Mas lutadores como Marcelo Rocco, Luciano Correa e Esteban Bonaverri já começaram a se destacar, e em breve devem aparecer mais.

Bráulio Estima vence com facilidade na estreia no MMA, no Titan FC 24


O brasileiro Bráulio Estima, tricampeão mundial de jiu-jítsu, estreou no MMA nesta sexta-feira com vitória. O peso-meio-médio pernambucano derrotou o americano Chris Holland por finalização com facilidade, ainda no primeiro round, no co-evento principal do Titan FC 24, em Kansas City, EUA.
Estima é tido como um dos melhores lutadores de jiu-jítsu da atualidade e, além dos três títulos mundiais na "arte suave", foi campeão até 88kg e absoluto no Mundial do ADCC (prestigiado torneio de luta agarrada) em 2009. Sua estreia no MMA era bastante aguardada e não decepcionou. Estima ainda levou um direto de direita nos segundos iniciais, mas se recuperou rapidamente e fechou a distância para Holland. Em menos de um minuto, conseguiu levar a luta para o chão e montar sobre o adversário. O pernambucano tentou um kata-gatame do lado direito, foi bem defendido e retomou a montada. Quando fez a transição para o outro lado, a posição foi bem sucedida, e Holland bateu em desistência com 3m21s de luta.

- Estou aqui representando uma grande bandeira, o jiu-jítsu brasileiro, e queria finalizar. Do lado direito, estava escorregadio, e fui para meu lado bom. Senti que este é meu lugar, quero voltar o quanto antes - afirmou Estima em entrevista após a luta.
Outra estreia do Titan FC 24 foi do americano Anthony Johnson, que fez sua primeira luta oficial como peso-meio-pesado. "Rumble", que ficou famoso no Brasil por não bater o peso da categoria peso-médio no UFC Rio II, quando enfrentou Vitor Belfort, dominou Esteves Jones e conseguiu o nocaute técnico com 51s do segundo round. No Rio, Johnson teve problemas médicos que o impediram de marcar 84kg e teve de pesar 93kg, limite dos meio-pesados, no dia da luta com Belfort, que venceu por finalização.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Entenda como foi a quinta-feira que entrou para a história do MMA

Um dos dias mais confusos da história do MMA, a última quinta-feira entrou para a história como sendo a data em que, pela primeira vez, um evento inteiro do UFC foi cancelado após não se chegar a um acordo sobre qual seria a sua luta principal. E não foi só isso. Informações desencontradas, suspense, dois anúncios de disputa do mesmo cinturão com desafiantes diferentes, alterações em cards de duas outras edições do UFC, e um Dana White descontrolado em uma das mais polêmicas coletivas de imprensa de todos os tempos.

Confira a linha de acontecimentos e entenda a história do "dia que não acabou" do UFC:
4h30m - Começam a surgir rumores de que Dan Henderson, que seria o desafiante de Jon Jones na disputa do cinturão dos meio-pesados no UFC 151, teria lesionado o joelho e estaria fora do evento. Especulações sobre possíveis adversários davam conta de que Chael Sonnen poderia ser o novo rival de Jon Jones.
8h30m - Os rumores sobre Sonnen ter aceitado lutar contra Jon Jones, e o campeão ter recusado, crescem.
10h - Postagens nos Twitters de lutadores e jornalistas americanos indicam que Jon Jones teria aceitado enfrentar Sonnen, e que o anúncio oficial seria feito em poucas horas.
13h - Jon Jones teria avisado a Dana White que aceitaria lutar contra Chael Sonnen.

13h30m - Dana White convoca uma coletiva de imprensa com urgência, para falar sobre decisões relativas ao UFC 151
14h - Jon Jones teria voltado atrás e informado a Dana White sua desistência em enfrentar Chael Sonnen no UFC 151. O dirigente teria ficado indignado, e tentado convencer o campeão a mudar de ideia. Em vão.
14h15m - Anderson Silva, Vitor Belfort e outros lutadores mandam mensagens a Dana White se colocando à disposição para lutar, e evitar o cancelamento do evento. Anderson faz apenas um pedido: não lutar contra Jon Jones. O Spider aceitaria enfrentar qualquer outro meio-pesado no evento. Belfort se coloca à disposição, inclusive para enfrentar Jones no dia 1 de setembro.
  •  
Chael Sonnen, UFC (Foto: Reprodução / Twitter) 
Chael Sonnen posta mensagens desafiando Jon Jones
a aceitar lutar com ele (Foto: Reprodução / Twitter)
14h30m - Chael Sonnen posta em seu Twitter uma espécie de desafio a Jon Jones, dizendo que era chegada a hora dele mostrar se era um campeão ou um covarde, e garantindo que lhe daria sua bolsa, caso ele aceitasse o duelo.
14h55m - Sonnen posta novamente no Twitter, desta vez apenas uma frase: "Tempo esgotado".
15h - Dana White inicia a entrevista coletiva confirmando que Dan Henderson lesionou-se no joelho, e revelando que Jon Jones não aceitou lutar contra Chael Sonnen em 1 de setembro. Por isso, o UFC 151 estava oficialmente cancelado. Irritado, o presidente do UFC dirigiu xingamentos a Greg Jackson, treinador de Jones, e disse ser inaceitável que um campeão como Jones recuse uma luta contra Chael Sonnen. Dana White também revela que a defesa do cinturão dos meio-pesados acontecerá dia 22 de setembro, em Toronto, no Canadá, e Lyoto Machida seria o adversário de Jon Jones.
15h15m - Começam a surgir protestos de lutadores e fãs nas redes sociais. Atletas que estariam no card do UFC 151 recriminam Jon Jones por não ter aceitado enfrentar Chael Sonnen.
Novo pôster do UFC 152 (Foto: Reprodução/Twitter) 
 
Novo pôster do UFC 152 (Foto: Reprodução/Twitter)
16h - Pôsteres com as fotos de Jon Jones e Lyoto Machida começam a ser produzidos, e as fotos de Jones e Machida já ilustravam o site oficial do UFC, anunciando a luta principal do UFC 152, dia 22 de setembro, em Toronto.
18h - Algumas lutas que estavam no card do UFC 151 começam a ser reposicionadas nos eventos seguintes.
23h - Lyoto Machida avisa a Dana White que recusa a luta contra Jon Jones, por não ter tempo suficiente para se preparar para ela.
1h - Dana White entra em contato com Vitor Belfort, que aceita a luta contra Jon Jones pelo cinturão dos meio-pesados em 22 de setembro.
2h - Dana White entra em contato com Jon Jones, que aceita lutar contra Vitor Belfort pelo cinturão.
3h - É anunciada oficialmente a substituição de Lyoto Machida por Vitor Belfort no evento principal do UFC 152.

Lyoto recusa luta, e Vitor Belfort vai enfrentar Jon Jones no UFC 152

Mais uma bomba caiu no colo dos fãs de MMA em menos de 24 horas: Vitor Belfort será o novo adversário de Jon Jones no UFC 152. A decisão foi tomada após Lyoto Machida entrar em contato com o Ultimate nesta quinta-feira e recusar enfrentar o americano no dia 22 de setembro, em Toronto, alegando que precisaria de mais tempo para se preparar para a revanche - foi finalizado por Jones no fim do ano passado. Belfort, então, recebeu o convite para subir de categoria e ganhou a chance de disputar o cinturão dos meio-pesados (até 93kg). As informações foram publicadas pelo site americano "MMA Fighting", e Vitor confirmou tudo ao SPORTV.COM:

- Vou lutar contra o Jones. Recebi uma ligação do Lorenzo (Fertitta) e do Dana (White) "P" da vida com alguns lutadores que não aceitaram o combate. E, como eu vim da era Carlson Gracie, nem pensei. Aceitei na hora, pois eu não vou amarelar. Estou muito motivado. Estou no início do meu camp, mas minha mente está pronta como nunca, madura, segura e muito alegre de poder enfrentar o segundo campeão mais jovem da história. Como um brasileiro de verdade, como diz o Hino, verás que o filho teu não foge à luta. Essa luta já está assinada por mim. Agradeço todo o carinho dos fãs, pois eu não tenho como controlar o resultado, mas posso controlar minha atitude mediante a ele. Estou confiante e aproveito a oportunidade para deixar um dizer do livro de provérbios 1:33: "Mas quem me ouvir terá segurança, viverá tranquilo e não terá motivo para ter medo de nada". Brasil, vamos nessa! Conto com vocês. - afirmou por e-mail, fazendo referência ao fato de ele próprio ter sido campeão de um torneio peso-pesado do UFC com apenas 19 anos, menos do que os 23 que consagraram Jones no Ultimate.
Antes disso, o dia já havia começado bem agitado. Primeiro, Dana White anunciou o cancelamento do UFC 151, que seria realizado em 1º de setembro, após a lesão de Dan Henderson e a posterior recusa de Jon Jones em lutar contra Chael Sonnen. Por isso o substituto havia passado a ser Lyoto Machida, só que para o UFC 152.
Vitor Belfort, que estava competindo como peso-médio (até 83,9kg) desde 2008, estava escalado para enfrentar Alan Belcher no UFC Rio III, em 13 de outubro. Dana White ainda não decidiu quem irá substituí-lo contra o americano no Brasil. Já em relação a Lyoto, o manda-chuva afirmou que ele agora provavelmente terá de enfrentar mais um lutador top da categoria para chegar à disputa de título.